sexta-feira, 20 de maio de 2011

FUJA DOS EMPRÉSTIMOS!


Vivemos em constante estímulo ao consumismo. O que é isso? É o consumo exagerado de coisas pela insatisfação com aquilo que você é e com aquilo que você tem! O marketing tem influência direta nas decisões comerciais que tomamos no dia a dia. Isso tem gerado uma sociedade consumista ao extremo o que tem levado muitos a gastarem mais do que recebem para satisfazer as “exigências” da moda e dos costumes do mundo caindo assim nas garras de agiotas, bancos e financeiras.

Há quem diga que “a ‘gente’ gasta o que não tem, pra comprar o que não precisa, para se aparecer para quem a ‘gente’ não gosta!”... e em muitas famílias isso é uma realidade. Uma insensatez, mas uma triste realidade!
Contente-se com o que tem!

Na Bíblia, o Livro de Deus, na passagem de 1 Timóteo 6:6-8 temos o seguinte conselho: “De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos”.
Na teoria é muito belo, mas na prática vemos poucas pessoas usando a sabedoria no manejo com seu dinheiro.  Nesse constante consumo que alguns praticam, são levados aos empréstimos para saldar suas contas e até alguma dívida antiga, mas não se apercebem que não resolveram o problema, só postergaram a situação.
Vejamos outro conselho inspirado: Provérbios 22:7 “... Quem toma emprestado é escravo de quem empresta”. Se você já teve a experiência de tomar dinheiro emprestado de algum amigo ou parente sabe do que a Bíblia está falando. Em alguns casos até a amizade é perdida por empréstimos tomados.

No livro Conselhos Sobre Mordomia, pág. 249 lemos: “Muitos, muitíssimos, não se educaram de modo a poderem conservar seus gastos dentro do limite de suas entradas. Não aprendem a se adaptar às circunstâncias, e vez após vez tomam emprestado, ficando sobrecarregados de dívidas, e consequentemente desanimados”.

Noutro documento, a mesma escritora do livro acima, Sra. Ellen G. White, escreveu: “Deve-se ter em estrita consideração a economia, senão se incorrerá em pesadas dívidas. Conservai-vos dentro dos limites. Evitai contrair dívidas assim como evitaríeis a lepra”. Carta 60, 1896.
Se no ano de 1896 isso já era um problema a ser evitado, comparado com a pior doença incurável da época, imagine hoje com todas essas artimanhas da mídia para captar a nossa atenção e nos levar às compras!

Conforme nossa argumentação e com base nos livros citados, fuja dos empréstimos e tenha uma mente tranquila e em paz com todos!




http://twitter.com/buenoelton
http://www.facebook.com/elton.oterobueno
elton_asr@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário