quinta-feira, 19 de maio de 2011

O ORÇAMENTO E A BÍBLIA

Muitos conceitos de economia e finanças que hoje temos, curiosamente ou não, estão há muitos anos, contidos na Escritura Sagrada denominada como Bíblia.
Um desses conceitos, que pode englobar tanto o âmbito empresarial como o particular/pessoal é a aplicação  de orçamentos. 

Existem muitos tipos de orçamentos. O mais usual é quanto a pesquisa de preços que pode ser realizada buscando o menor custo. Se você perguntar para a maioria das pessoas sobre orçamento elas te responderão algo parecido com isso: “É quando quero comprar um bem, faço a consulta do preço em várias lojas optando pelo mais barato”.

No caso que quero tratar é o uso do orçamento como planejamento.
 
Existe um velho adágio que diz: “quando não se sabe onde se quer chegar, qualquer caminho serve”. Em virtude disso, planejar o futuro no sentido financeiro requer que se faça um orçamento de entradas de recursos, saídas e resultado. O ideal é que as suas entradas de recursos sejam sempre maiores que as saídas, o que possibilitará economizar ou até mesmo fazer uma reserva para um objetivo pessoal e/ou da família. Quando se sabe quanto tem dá para saber onde pode se chegar!

Na Bíblia encontramos o conceito de orçamento na passagem de Lucas 14:28-30 onde Jesus diz: “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: este homem começou a construir e não pôde acabar”. 

Em sua sabedoria infinita, Jesus Cristo nos orienta que não podemos iniciar uma construção, um empreendimento, ou até mesmo a simples compra de uma garrafa d’água, sem antes saber se temos como pagar, ou seja, concluir o iniciado. Para que não caiamos na zombaria ou até mesmo julgado como um insensato.
 
Planejar vem antes de gastar!
Meu conselho a você é que tenhas um planejamento financeiro, que o mesmo seja acompanhado e ajustado quando necessário.

Faça projetos claros e bem definidos:
1)      O que será comprado?
2)      Quanto custará?
3)      Quando será comprado?
4)      Como vai pagar?
5)      De onde sairão os recursos?

Quando for comprar algo defina se o mesmo é necessário ou é um desejo. Normalmente a maioria das coisas que compramos sem planejar são desejos e nunca necessidades. Contenha seus desejos!
Bom orçamento pra você!

http://twitter.com/buenoelton
http://www.facebook.com/elton.oterobueno
elton_asr@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário