domingo, 2 de setembro de 2012

PROMOVA A ADIMPLÊNCIA



Um dos desafios na gestão educacional do ensino privado é manter os recebimentos da mensalidade em dia. Um agravante para estas instituições é o impedimento no uso de muitos meios de cobrança e até cessão da prestação do serviço devido a leis que regem o setor, leis estas que favorecem ao tomador de serviço deixando a unidade de ensino com o ônus de buscar ferramentas que sejam eficientes e ao mesmo tempo não firam os regulamentos legais.

Esse atraso nos pagamentos é a popular inadimplência. Dia a dia os administradores financeiros, buscam através de cobrança interna ou externa a redução da inadimplência, pois de quê adianta prestar um serviço se não há o recebimento.


Visando orientar nessa questão formulamos os seguintes tópicos que tratam desse assunto:


1) Cobrar mensalidade baixa não promove o recebimento em dia. Isso é um mito. Quando oferecemos um ensino e não damos o devido valor ao mesmo, atraímos clientes que acreditam que nosso serviço não é o melhor e também não merece prioridade no pagamento. A escola fica “inchada” de alunos, com muito trabalho disciplinar e pouco êxito financeiro.

Ellen White, no livro Conselhos Sobre Educação, página 93, escreveu: “Não é desejável fixar taxas escolares muito baixas. Elas devem ser suficientes para fazer face às despesas, principalmente se o colégio não é muito subvencionado. Os que realmente prezam as vantagens que ali se obtêm farão esforço extra para alcançá-las. A maior parte dos que seriam induzidos a vir em virtude do preço baixo não beneficiaria de modo algum outros estudantes ou a igreja. Quanto maior o número, maior tato, mais habilidade e vigilância seriam necessários para com eles tratar”.


2)   As instituições confessionais tem por princípio a oferta de seus serviços aos “filhos da igreja”. Mesmo sendo uma entidade ligada a uma organização religiosa esta não deve deixar de receber por seus serviços das pessoas que seguem a religião. Há salários de professores a pagar, há investimentos a serem feitos e o dinheiro é necessário. O que fazer então se estes alunos são carentes? White, no mesmo livro e página citados acima, na sequência do assunto, declara:



“Há entre nós pessoas de habilidade [pessoas com dinheiro], que poderiam prestar bom serviço à causa, fossem eles tão-somente procurados e encorajados. Quando qualquer desses é demasiado pobre para obter as vantagens do colégio, as igrejas devem considerar um privilégio assumir suas despesas. Os jovens precisam ter claramente diante de si o fato de que até onde seja possível devem trabalhar para fazer frente a suas despesas. O que custa pouco será pouco apreciado. O que custa algo que esteja perto do seu real valor será considerado nessa base”.

 

3)   Uma matrícula bem feita reduz o trabalho de cobrança no decorrer do ano. Se estás rematriculando um aluno, somente confirme a matrícula se seus pagamentos estiverem em dia. Se recebes um novo aluno, consulte as entidades protetoras do crédito e a escola de onde o mesmo vem. Não confirme matrícula de um mau pagador. Mantenha informações de endereço atualizadas, contratos e demais documentos acessórios assinados pelo contratante e pelo contratado.

 

4)   Preste serviço de qualidade. O responsável financeiro satisfeito sempre priorizará a educação de seus filhos e o pagamento desta. Para isso dar certo, capacite todos os servidores, professores e administradores nas competências necessárias para a função que exercem. Promovam um ambiente feliz, agradável, em que o aluno tenha prazer em ali estar presente.

 

5)   Tenha uma rotina de cobrança. A vida está muito agitada, com agendas cheias, compromissos urgentes e muitas pessoas não conseguem organizar o seu tempo e suas agendas de pagamentos. Ajude-as, lembrando-as de seu compromisso financeiro com a instituição educacional. Essa rotina deve ser diária.

 

6)   Registre o inadimplente nos órgãos protetores ao crédito. Isso ajudará no recebimento e dificultará que esse aluno ingresse noutra entidade educacional que faz a consulta desses débitos.

 

7)   Quando não há meios amigáveis de recebimento, fuja do paternalismo e parta para a cobrança judicial. É justa essa alternativa visto que foi contratado um serviço mediante custo assumido pelo contratante e não houve o cumprimento de contrato. É uma prática e alternativa que tem dado certo em algumas regiões.

 

8)   Os gestores precisam ser vistos. Tanto o administrador geral quanto o financeiro devem circular pela unidade de ensino, estando à porta de entrada ao início de cada turno, recebendo alunos e pais. Também na saída destes alunos, estejam presentes. Façam rodízios para que essa presença ocorra regularmente. O contato com os responsáveis pelos alunos é uma cobrança “muda” que promove os pagamentos em dia.

 

9)   Tenha análises comparativas. Quando há uma rede educacional, compare índices entre as unidades que fazem parte desta rede, avalie períodos, regiões geográficas, público atendido e outras variáveis que entenda ser interessante. Na ausência de rede faça as devidas comparações com a unidade de ensino buscando comparar a atualidade com períodos passados.

 

10)Desafie a atingirem metas. Os responsáveis pela tarefa da cobrança devem ter metas atingíveis. Quando essas forem alcançadas dê uma premiação e destaque esse profissional. Elogie. Valorize. Essa tarefa de cobrar é uma atividade nada agradável, mas muito necessária. Dê crédito para quem faz isso com esmero.

 

11)Ore sobre isso. Deus tem interesse nas suas atividades como também no sucesso daquilo que colocamos na dependência dEle. No Salmo 37:4, Davi registrou: “Deleita também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração”. Peça para Deus te dar sucesso nessa atividade e Ele te dará êxito.

 
 



Uma inadimplência baixa promove uma rematrícula rápida, pois é reduzido o tempo que se perde negociando valores do ano corrente, os responsáveis financeiros não necessitam esperar ter dinheiro para pagar o montante atrasado, priorizando assim a matrícula do próximo ano. Também há mais dinheiro em caixa, em tempo mais curto, tornando assim a escola saudável economicamente. Há menor preocupação com essa tarefa no momento da negociação, tendo assim administradores com a mente disponível em planejar e executar ideias em aprimorar sua escola em outras áreas.




Faça tudo com equilíbrio, ordem, aplicando as alternativas aqui citadas de acordo com a sua realidade, não deixando de perseverar na adimplência em dia.

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