terça-feira, 24 de janeiro de 2012

ENTREGUE PELA MANHÃ E DEVOLVIDO EM 24 HORAS

Era um dia frio, provavelmente mês de maio, ano 1991, na cidade de Palmeira das Missões/RS. Morávamos com nossa mãe. Márcia, minha irmã, por ser mais nova, ainda não trabalhava e a mãe estava desempregada.

Eu já trabalhava desde os 12 anos, nessa época estava com 14. Até compreender as verdades bíblicas sempre entregava todo o meu salário para minha mãe pagar as contas e atender as necessidades da casa, mas naquele ano algumas verdades ficaram claras para mim e buscava observar com respeito e obediência o que Deus deixou claro na Bíblia.

O que foi que mudou desde então?

Pois bem, tínhamos uma conta num mercadinho próximo a nossa casa. Nossas despesas não eram grandes, coisas simples: alimentação, água e energia elétrica. Nesse mercadinho a mãe buscava alguns itens para compor nossa cesta básica. Naquele mês a conta estava alta e os responsáveis pelo pequeno comércio não estavam dispostos a liberar mais produtos sem o devido pagamento da conta acumulada. Isso estava deixando a jovem senhora preocupada.

Cheguei do trabalho, uma fábrica de calcados que havia sido instalada na cidade, e por ser fim do mês havia recebido os proventos. A mãe esperava ansiosa por aqueles cruzeiros, mas qual não foi a sua surpresa que, ao entregar o dinheiro para ela, o montante mal dava para pagar a conta do mercadinho! Ela indagou: E o restante do dinheiro, onde está? Eu disse: Mãe, até hoje eu lhe dei tudo e ainda continuo lhe entregando tudo, com exceção de 10% que corresponde ao dízimo bíblico que vou levar e entregar na igreja amanhã.

Mamãe ficou muda, não acreditando no que ouvia. Como assim?! Eu preciso do restante. Fui incisivo e disse “não”. Essa parte não é nossa e vou entregar à quem de direito. Ela ficou muito contrariada, mas não disse mais nada.

Naquela época eu assistia os cultos na Igreja da Vila Lütz. Nosso local de cultos era onde hoje funciona a cozinha do Lar Infantil. Lembro-me que sozinho fui à igreja e entreguei o dízimo ao Senhor. Voltei para casa e minha mãe estava calada, e eu agi normalmente, pois nada tinha feito de errado segundo minha consciência.

15 horas, chegou a nossa casa a vó Noeli, minha avó materna. Ela disse: "Eu estava em casa ontem fazendo pães e deu-me uma vontade de fazer dois a mais e trazer para vocês hoje!" Algo normal uma vó preocupar-se com a filha e os netos, você não acha?

16 horas, a vó Onilda, minha avó paterna, veio até nossa casa trazendo um frango e algumas frutas. Falou-nos: “Estava em casa e entendi que devia vir aqui e trazer para vocês essas coisas”. Também muito normal...

Domingo, 9 horas da manhã. O tio Negro (Edson), naquele tempo arrendava algumas terras e plantava hortaliças (legumes e verduras) para revender aos mercados da região. Ele estacionou o carro na frente de nossa casa, abriu o porta-malas e retirou um caixote de madeira contendo vários produtos, carregado até as bordas. Falou: “algo me diz que precisava trazer isso para vocês!”. Descarregou e foi embora.

Olhei para mãe e perguntei: “Desde ontem a senhora já somou quanto custaria comprar tudo o que nos foi doado? O valor do dízimo não compraria isso tudo e Deus nos devolveu o que entreguei ontem pela manhã”. Lágrimas escorreram do rosto dela e essa história lembramos até hoje com alegria!

“Agrada-te do SENHOR, e Ele satisfará os desejos do teu coração”. Salmo 37:4.

“Trazei todos os dízimos à Casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida”. Malaquias 3:10.



[Amigo, não sou melhor que ninguém, sou um pecador como todos no mundo. Não quero exaltar-me nem orgulhar-me da minha  fidelidade, mas quero contar e registrar a fidelidade do Deus que eu amo e o que Ele fez e faz por mim. Escrevo aqui com o intuito de afirmar e testemunhar que Deus é generoso com todos e, se O  provarmos, Ele nos fará ver os resultados – Vale a pena confiar em Deus]. {Hoje, a família de minha mãe e irmã são cristãs e frequentam a igreja}.

http://twitter.com/buenoelton
http://www.facebook.com/elton.oterobueno
elton_asr@hotmail.com

domingo, 22 de janeiro de 2012

VALE A PENA SER FIEL!

Formatura do Curso de Ciências Contábeis, 2004/1.
Universidade Luterana do Brasil
Canoas/RS



Na ocasião, o Bacharel Elton Otero Bueno, recebeu a homenagem através de um Diploma de Mérito - por obter, no decorrer do curso, a média mais elevada da presente turma de formandos - das mãos do Sr. Contador Enory Luiz Spinelli - Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

Elton Otero Bueno é Adventista do Sétimo Dia. Desde a sétima série do Ensino Fundamental e todo Ensino Médio, estudou à noite, em escolas públicas, e por ser observador do sábado bíblico nunca assistiu aulas às sextas-feiras à noite. No Ensino Superior também nunca assistiu aulas neste período e mesmo com essas ausências Deus sempre lhe deu sabedoria e a oportunidade de concluir os estudos, e com destaques.

À Deus toda a honra e glória!

[A música cantada pelo Pr. Fernando Iglesias, fez parte da formatura, não sendo editada ou incluída posteriormente neste vídeo.]

Deus foi exaltado!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

INFIÉIS VÃO PARAR NO SPC?

Você está prestes a abrir uma conta bancária ou comprar algum produto com pagamento parcelado e é informado que não será possível dar andamento ao seu pedido porque seu nome encontra-se no cadastro do SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, ou na Serasa. Motivo: Pessoa Física que não se encontra em dia com seus dízimos e ofertas com a Igreja à qual faz parte como membro regular.
 
Piada?!? Não sei...
 
É o que “pretende” ou “pretendia” uma igreja muito conhecida no Brasil...

E onde fica a liberalidade e a entrega de ofertas conforme propomos em nosso coração, de acordo com a doutrina bíblica?

Nós pagamos ou devolvemos o dízimo?

Somente vou para o SPC quando compro um produto ou contrato um serviço, concordas? Então, contratei os serviços “divinos” dessa igreja?

Contrato os serviços espirituais de determinada igreja quando sou batizado?

Responda pra você mesmo essas perguntas...

Não é a toa que muitas igrejas tornaram-se fabulosos negócios lucrativos no Brasil.

Eu creio que devo ser fiel nos dízimos e ofertas, conforme a bíblia ensina, conforme afirmei no voto batismal no intuito de participar da pregação do Evangelho.

O dízimo é a devolução da décima parte de todas as minhas rendas e revela que Deus é o meu mantenedor e Senhor de minha vida. A Oferta não tem percentual definido, o que não impede que eu determine um que se adeque a minha fé, e revela a gratidão que tenho por tudo que Deus me dá.

Outro princípio é que Deus primeiro nos dá, e então depois de receber de Deus eu entrego parte do que Ele já me deu. A entrega antes para receber depois é contrária à Bíblia. Deus não é casa de apostas e nem loteria, onde você investe em busca de um prêmio futuro.

Agora, levar os nomes dos membros da igreja aos órgãos de proteção ao crédito é algo surpreendente e causa-me espanto da forma como isso é tratado em algumas denominações “religiosas”.

Sejamos fieis por amor e não por obrigação, nem por força, nem por lei.

Informações adicionais:


Alguns textos bíblicos relativos ao dízimo:

1)      “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se Eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênçãos sem medida”. Malaquias 3:10.

2)      “Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação”. Números 18:21.

3)      “De tudo lhe deu Abrão o dízimo”. Gênesis 14:20.

4)      “Não sabeis vós que os prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam? E quem serve ao altar do altar tira o seu sustento?”. 1 Coríntios 9:13.




5)      Outros textos:
a.       2 Crônicas 31:4-8.
b.      Neemias 10:37.
c.       Mateus 23:23.
d.      Deuteronômio 12:5,6.
e.      Lucas 11:42.
f.       Lucas 18:12.
g.       Hebreus 7:1-10.

Alguns textos bíblicos relativos às ofertas:

1)      "Se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta." Mateus 5:23 e 24.

2)      “Porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” Mateus 6:21.

3)      “No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que não se façam coletas quando eu for.”. 1 Coríntios 1:2.

4)      “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.”.  2 Coríntios 9:7.

5)      Oferta da viúva pobre. Marcos 12:41-44.